sábado, 10 de julho de 2010

Shrek Para Sempre

A franquia do ogro Shrek começou excepcionalmente bem. Dois filmes bárbaros, sendo que o primeiro ganhou o Oscar de Melhor Animação. No entanto, tropeçou em Shrek Terceiro, que sofreu a “Maldição das Terceiras Partes” (algo que irei falar em outra postagem). Foi um filme “mais ou menos” para um personagem tão querido pelo público. Shrek merecia um final digno de sua grandeza.
Eis que chegamos a Shrek Para Sempre (Shrek Forever After), último filme do ogro mais famoso do cinema. Pode não ser o final que todos esperavam, mas cumpre o dever de divertir as pessoas.
No filme, Shrek não é mais o ogro que vimos nos primeiros filmes. Agora ele é pai de família, tem deveres a fazer todos os dias e as pessoas não se assustam mais quando o veem. Entediado com a monotonia de sua vida, ele faz um acordo com Rumpelstiltskin para voltar a ser o ogro de antigamente. Mas o tiro sai pela culatra, e Shrek vai parar em um mundo onde ele nunca existiu, ou seja, ninguém o conhece e Fiona não foi salva do castelo do dragão, mas fugiu e virou uma revolucionária que quer tirar (vejam só!) Rumpelstiltskin do trono de Tão Tão Distante.
Devo admitir que Shrek Para Sempre é menos divertido do que os dois primeiros filmes. Mas isso é fácil de explicar. O primeiro tinha diálogos engraçados, sem falar que nós estávamos a recém conhecendo esses personagens. O segundo deu mais destaque para personagens como Pinóquio, Biscoito e ganhou o grande reforço do Gato-de-Botas. Esta quarta parte destaca um pouco mais o lado dramático de Shrek, mostrando que ele tem tudo o que alguém gostaria de ter: amigos legais e uma família que o ama. Mas o ogro só começa a dar valor a essas coisas depois que as perde.
Como eu disse, alguns personagens ganharam destaque nos outros filmes. Em Shrek Para Sempre tais personagens pouco aparecem, mas quando surgem na tela arrancam muitas risadas, o que é muito bom porque mostra que o roteiro não os esqueceu. Quem nos faz rir bastante, como sempre, é o Gato-de-Botas que neste quarto filme aparece gordo e preguiçoso.
Shrek Para Sempre não tem muito a acrescentar à franquia. Afinal, tudo o que nos diverte no filme já havia sido adicionado nas outras histórias. Serve mais para nós nos despedirmos destes personagens e concluir uma franquia. Podia ser melhor, mas o fato de divertir já é o bastante.
Cotação:

2 comentários:

Simone disse...

Filmes preferidos:
Onde os Fracos Não Têm Vez


Putz... Me explica?

Alan Noronha disse...

Estou esperando o comentário sobre o imaginarium of doctor parnassus. Ah, e parabéns por falar da sala redenção!