segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Personagens Marcantes - Indiana Jones

Aproveitando que neste mês de janeiro tivemos uma sessão dupla de Steven Spielberg, a coluna dos Personagens Marcantes dessa vez homenageia um dos maiores aventureiros que o cinema já viu (detesto usar esse tipo de frase, mas aqui é a mais pura verdade): Henry Jones Jr., também conhecido como Indiana Jones. Criado por George Lucas enquanto ele estava de férias com o amigo Steven Spielberg, o arqueólogo foi idealizado como parte de um filme que homenagearia as séries de TV das décadas de 1930 e 1940 que os dois cineastas costumavam assistir.
Interpretado com carisma, bom humor e grande determinação por Harrison Ford em quatro filmes muito bons (sim, gosto de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, apesar de não tanto quanto os outros) e uma série de TV, Young Indiana Jones (que não assisti ainda), onde era interpretado por Sean Patrick Flannery, Indy sempre foi sinônimo de grandes aventuras, repletas de desafios. Para encarar estas aventuras é preciso um personagem forte e interessante o bastante para que o público se importe com ele do início ao fim. Sendo assim, Harrison Ford, a segunda opção que Lucas e Spielberg queriam para o papel, não poderia ter sido uma escolha melhor.
No auge da carreira, interpretando Han Solo na trilogia clássica de Star Wars, Ford trouxe um peso interessante para o personagem, e arrisco dizer que isso é algo que Tom Selleck, a primeira opção para o papel, não teria trazido. Acredito que, quando as pessoas viram Ford pela primeira vez como Indiana Jones, elas imediatamente lembravam de Han Solo e isso ajudou muito o processo de identificação do público com o personagem. E Ford ainda possui um timing cômico perfeito, o que deixa Indy muito mais simpático. Mas de qualquer maneira, como não torcer para um cara corajoso (exceto quando há cobras envolvidas na situação), extremamente inteligente e cauteloso?
Em minha crítica de As Aventuras de Tintim, disse que o protagonista daquela ótima animação era muito parecido com Indiana Jones. Tintim era um repórter que conseguia ótimos furos de reportagem graças as suas investigações, enquanto Indy era um arqueólogo que encontrava os objetos históricos com o objetivo de leva-los para os museus, onde deveriam estar expostos para todos ficarem cientes de sua existência. Ambos os personagens, como falei na crítica, usavam suas aventuras dentro de suas profissões.
Apesar de fazer Indy brilhar em todos os filmes, os roteiros sempre conseguiram fazer outros personagens se destacarem, não deixando o protagonista levar a franquia nas costas sozinho. Seus grandes amigos Sallah e Marcus Brody, interpretados respectivamente por John Rhys-Davies e Denholm Elliot, sempre aparecem divertidos em Os Caçadores da Arca Perdida e Indiana Jones e a Última Cruzada. O eterno amor de Indy, Marion Ravenwood, interpretada por Karen Allen em Os Caçadores da Arca Perdida e O Reino da Caveira de Cristal, e o filho do herói, Mutt Williams, que teve o rosto de Shia LaBeouf apenas em O Reino da Caveira de Cristal por enquanto, também são outros destaques. Short Round, interpretado por Jonathan Ke Quan em Indiana Jones e o Templo da Perdição, também não deve ser esquecido. Mas certamente a maior personagem da franquia depois de Indy é seu pai, Henry Jones, que ganhou toda a experiência e carisma do grande Sean Connery. O relacionamento entre pai e filho, aliás, foi bem tratado pelo roteiro, seguindo a figura do pai ausente, algo bastante recorrente na carreira de Steven Spielberg.
Sempre contando com a trilha sonora espetacular do mestre John Williams e nunca perdendo seu chapéu ao longo de toda a franquia, Indiana Jones é um personagem que ainda tem muito potencial, e um quinto longa está sendo planejado. Se ele se concretizará, só o tempo dirá.

Um comentário:

Lucero Brasil disse...

Adorei a matéria, Indiana Jones é realmente um dos personagens mais marcantes do cinema. Gostei bastante do seu blog, adoraria fazer parceria com links.

Até Mais, Danilo
www.aquinta-essencia.blogspot.com