quarta-feira, 21 de março de 2012

Entrevista no Jornal do Povo

Para aqueles que não sabem, tenho um blog de cinema no site do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul. Semana passada, o editor do jornal, Vinicius Severo, me contatou por e-mail querendo fazer uma entrevista comigo. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar um pouco sobre cinema e meu relacionamento com essa arte fantástica.
A entrevista saiu ontem no jornal. Com a autorização do Vinicius, estou colocando ela aqui no blog.
Quem é Thomás Boeira e qual sua ligação com Cachoeira do Sul?
"Sou um cinéfilo inveterado, que quer saber tudo sobre cinema e trabalhar de algum jeito com essa arte, nem que seja como atendente de locadora, algo que funcionou muito bem para Quentin Tarantino (diretor de cinema americano). Minha ligação com Cachoeira do Sul está no sangue. Minha mãe nasceu e cresceu em Cachoeira e tenho parentes e amigos que moram na cidade".
Como começou a paixão pelos filmes?
"Sempre gostei muito de cinema. Nunca vou esquecer da primeira vez em que coloquei os pés em uma sala de cinema, quando minha irmã me levou para ver "Simão: o fantasma trapalhão". Eu tinha seis anos na época e ri muito com o filme. Mas a paixão mesmo começou quando passei a ir mais frequentemente e comecei a assistir à Rede Telecine sem parar. Uma coisa levou à outra e comecei a ver qualquer filme que me chamasse a atenção. E agora que estou estudando cinema na Ulbra e escrevendo críticas, a paixão aumenta a cada dia. Hoje, a crítica cinematográfica é a área pela qual tenho maior interesse em seguir, mas se for possível pretendo fazer filmes nas horas vagas.
Pode descrever que magia é essa que acontece em uma sala de cinema?
"É difícil descrever a experiência de ver um filme, principalmente na sala de cinema. Essa arte nos faz acreditar que tudo é possível. Acreditamos até mesmo que robôs lutam em um ringue ou que um carro DeLorean serve como máquina do tempo. Quando estou no cinema, não quero que a experiência de ver essas coisas na tela seja interrompida".

Nenhum comentário: