terça-feira, 15 de maio de 2012

Personagens Marcantes - Freddy Krueger

Se há um subgênero que gosto muito de assistir é o dos slasher movies. Trazendo um assassino que persegue e mata os protagonistas um de cada vez, estes filmes geralmente divertem mesmo quando se trata de uma obra muito ruim. Repito, geralmente. Assim como as comédias românticas, os slasher movies se envolvem muito com clichês. Ver um personagem subindo as escadas ao invés de sair pela porta da frente da casa pode ser engraçado ou extremamente irritante. Muitas vezes, os assassinos são os que acabam ganhando a torcida do público, seja porque os personagens principais conseguem ultrapassar o limite de aborrecimento, ou porque os próprios vilões conseguem ser muito mais interessantes com suas maldades. É o caso de Freddy Krueger.
Criado por Wes Craven para ser o antagonista de A Hora do Pesadelo, Freddy foi interpretado por Robert Englund em sete filmes da franquia, além do encontro com Jason Vorhees (Sexta-Feira 13) em Freddy vs. Jason. Usando uma luva com uma lâmina em cada dedo e tendo um rosto desfigurado pelas queimaduras que teve no incêndio que o matou quando era humano, Freddy é uma figura horripilante por natureza. O conceito do personagem por si só já é muito interessante. Muitas pessoas, especialmente crianças, tem medo de ir dormir por causa do bicho-papão. Freddy se encaixa perfeitamente nessa descrição, atacando suas vítimas no momento mais vulnerável: enquanto elas estão dormindo.
A história de Freddy Krueger é muito simples (e é repetida em todos os filmes da franquia A Hora do Pesadelo, o que se torna algo um tanto irritante a partir da quarta parte). Ele foi preso por ser um assassino de crianças, mas um problema (se me lembro bem, foi a falta de provas) o soltou. Isso fez os pais das crianças da cidade tomarem uma atitude: prendê-lo em um casebre e colocar fogo no local, queimando-o até a morte.
Vendo os filmes, percebe-se que Freddy é o assassino mais criativo entre os vários vilões de slasher movies, uma galeria que inclui, além de Jason Vorhees, nomes como Michael Myers (Halloween), Ghostface (Pânico) e Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica). Freddy faz jogos oníricos muito interessantes com suas vítimas. No primeiro A Hora do Pesadelo, por exemplo, a personagem de Heather Langenkamp tenta subir as escadas, mas os degraus começam a se desfazer, fazendo a se locomover aos poucos. No mesmo filme, Johnny Depp é “engolido” por sua própria cama. E em A Hora do Pesadelo 3: Guerreiros dos Sonhos (o segundo melhor da franquia, que perde apenas para o primeiro capítulo), ele usa o fato de um personagem mexer com bonecos como inspiração na hora de mata-lo.
É uma pena, no entanto, que a partir do quarto filme a franquia A Hora do Pesadelo tenha caído no “terrir”. Desse modo, o que se vê é um Freddy brincalhão, que chega a jogar videogame usando uma de suas vítimas e dando um golpe de frigideira em Johnny Depp (que fez uma ponta no sexto filme). Tudo bem que são momentos até divertidos, mas decepcionantes diante da atmosfera tensa vista nos capítulos anteriores (com exceção de A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy, o segundo mais fraco da franquia). Mas tudo voltou ao normal no sétimo e último capítulo, O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy, no qual Wes Craven ainda faz um belo uso de metalinguagem, algo que o diretor voltaria a utilizar na franquia Pânico.
Jackie Earle Haley assumiu o papel de Freddy na refilmagem de 2010. Apesar de ser um ótimo ator, ele teve um desempenho decepcionante em um filme fraquíssimo (assim como quase todas as refilmagens de clássicos de slasher movies), provando que Robert Englund é o rosto definitivo do vilão. E devo dizer que seria bom ver Freddy Krueger ser interpretado novamente pelo ator que o transformou em um personagem tão interessante.

2 comentários:

Hugo disse...

Eu tenho uma opinião que a série "A Hora do Pesadelo" resumida, seria uma ótima trilogia considerando o filme original, a parte III que foi dirigida por Chuck Russell e ainda produzida por Wes Craven e a parte VII "O Novo Pesadelo quando Craven voltou para fechar a trama.

Estes três filmes tem uma história em sequência e a participação de Heather Langenkemp como protagonista.

Abraço

PANS disse...

Eu não achei o remake ruim, também gostei do novo Freddy. Claro que não supera o original. Quanto ao que falou sobre assassino ser criativo, quando a cama engole o Johnny Depp, não achei divertido, diferente, achei simplesmente trash e totalmente desnecessário, o que na minha opinião, inclusive, faz o filme perder pontos. Mas o resto todo do post achei muito bom. Parabéns mais uma vez.