domingo, 3 de junho de 2012

Inside The Actors Studio

É bacana quando figuras que admiramos contam um pouco sobre suas vidas e outras coisas que nem sempre elas falam abertamente. Nesse sentido, de todos os programas de entrevistas que já vi, o mais completo e interessante é definitivamente o Inside The Actors Studio, apresentado por James Lipton desde 1994. Ao longo dos 18 anos de existência, já passaram pelo programa mais de 200 convidados, que se sentam na poltrona ao lado de Lipton como um livro aberto, prontos para compartilhar suas experiências com qualquer um que queira ouvir.
Para aqueles que não sabem, o Actors Studio é uma das melhores escolas de atores. Ali, os alunos aprendem o famoso Método, técnica que consiste no ator desenvolver o personagem da maneira mais realista possível. Entre os seguidores do Método temos de Marlon Brando a Sean Penn, passando por Robert De Niro, Al Pacino, Ellen Burstyn, Jane Fonda, Mickey Rourke, e muitos outros. O Actors Studio ensina até mesmo diretores e roteiristas, o que é muito interessante.
Recentemente, comecei a procurar as entrevistas do Inside The Actors Studio (encontrei várias no You Tube) e no meio de tantas coisas bacanas, vi o que James Lipton falou antes do “episódio” com o grande Paul Newman,o primeiro entrevistado do programa, que você pode conferir no vídeo abaixo. Lipton diz que o programa tem uma hora de duração, mas o convidado fica ali respondendo às perguntas durante cinco a seis horas. Isso é algo muito admirável por que essas entrevistas são como aulas para os alunos do Actors Studio, e por estarem presentes ali essas pessoas merecem um conteúdo mais exclusivo. Lipton faz algumas perguntas (como “O que você espera de um diretor?”, “O que você procura em um roteiro, em um personagem?”, “Qual seu método de trabalho?”) com o intuito de que aqueles jovens possam aprender algo com os convidados, e isso representa momentos muito interessantes nas entrevistas.
Mas o que o Inside The Actors Studio tem de tão especial é o fato de os convidados realmente compartilharem sua vida pessoal sem medo de esconder alguma coisa. Robert Downey Jr., por exemplo, fala com bom humor de seus problemas com drogas, e Gene Hackman chega a se emocionar ao falar do momento em que seu pai abandonou ele e sua mãe. Não é algo que se vê em entrevistas comuns. E a prova do quanto que o programa é admirado pode ser vista no início da entrevista com Will Smith, quando este diz que estava louco para sentar na poltrona ao lado de James Lipton.
Quem está disposto a ser entrevistado no Inside The Actors Studio também precisa estar disposto a fazer outras coisas no palco. O lado cômico de algumas entrevistas vem, em parte, pelo fato de James Lipton fazer os convidados mostrarem habilidades especiais, como cantar, dançar ou até imitar outras pessoas, algo que Kevin Spacey faz com perfeição (veja o vídeo). Às vezes, esses momentos são quase micos, como quando Samuel L. Jackson é obrigado a sapatear.
Outra parte divertida que é tradição do programa é o famoso quiz no final de cada entrevista. Originalmente criado pelo ídolo de James Lipton, Bernard Pivot, o quiz conta com perguntas como “Qual sua palavra favorita?”, “Qual seu palavrão favorito?”, “Se o paraíso existe, o que você gostaria de ouvir de Deus quando chegasse lá?”. A pergunta do palavrão já teve as mais variadas respostas, desde o mais simples de todos (“Fuck”) até Natalie Portman dizendo algo usado em Israel que significa “A vagina da sua mãe”.
Já tendo sido indicado a 14 Emmys o Inside The Actors Studio é um programa que sempre vale a pena assistir não só para saber mais sobre as pessoas que são entrevistadas, mas também sobre os filmes que elas fizeram e o próprio cinema. Um verdadeiro prato cheio para cinéfilos.

Nenhum comentário: