terça-feira, 5 de junho de 2012

Para Sempre

Muitos romances que são lançados atualmente são feitos com o intuito de repetir fórmulas que deram certo (pelo menos financeiramente), tentando assim fazer seu público sair do cinema com um sorriso no rosto. Por não serem melhor preparados, esses filmes acabam resultando em algo de qualidade muito duvidosa (um exemplo recente é Um Homem de Sorte, estrelado por Zac Efron). Mas há filmes que não se importam só em tentar satisfazer seu espectador, se preocupando também com sua história e seus personagens. Chega a ser surpreendente quando uma produção assim é lançada, e é interessante ver que Para Sempre consegue ser um desses filmes.
Escrito por Jason Katims, Abby Kohn e Marc Silvertein e baseado no argumento de Stuart Bender, Para Sempre é inspirado em uma história real. Paige (Rachel McAdams) e Leo (Channing Tatum) são foram um casal que, no ápice da felicidade, sofre um acidente de carro que acaba deixando Paige em coma. Quando acorda, ela não se lembra de Leo, tendo como últimas recordações um passado que tentava esquecer. Dessa forma, Leo se vê na posição de tentar fazer sua amada se apaixonar por ele novamente, tarefa que fica ainda mais difícil graças ao fato de ela não entender o porquê de ter abandonado a vida que tinha antes, com os pais (Sam Neil e Jessica Lange), a faculdade de direito e o noivo (Scott Speedman).
De cara, a história lembra muito o divertido Como Se Fosse a Primeira Vez. Mas Para Sempre é diferente da comédia romântica com Adam Sandler e Drew Barrymore, investindo exclusivamente no drama que os personagens vivem. Sendo assim, a história precisa soar no mínimo interessante, para que o público possa se importar com o que acontecer ao longo da projeção. Com isso em mente, o diretor Michael Sucsy (mais conhecido pelo seu trabalho no filme para a TV Grey Gardens) não decepciona, dedicando o início do filme para o desenvolvimento do relacionamento, com os personagens se conhecendo, se apaixonando e, finalmente, se casando. Isso se torna mais interessante graças a boa química entre Rachael McAdams e Channing Tatum.
Os atores, aliás, não se destacam apenas quando estão juntos, alcançando atuações eficientes individualmente. McAdams, em especial, constrói em Paige uma personagem madura e decidida, mas depois do acidente ela se torna o oposto disso, mostrando até ter uma mentalidade mais jovem do que antes (em certo momento, ela parece uma criança perdida na cidade grande). Isso se encaixa bem na personagem, já que ela literalmente retrocedeu alguns anos devido à amnésia. Já Channing Tatum, apesar de inexpressivo em várias cenas (algo que parece fazer parte de seu modo de atuar, como já se viu em filmes como G.I. Joe e Querido John), se salva por emprestar carisma a Leo, além de às vezes aparecer um tanto atrapalhado, mas de um jeito divertido.
Com tantos romances rasteiros por aí, Para Sempre parece caminhar para o mesmo abismo de previsibilidade que essas produções, o que representaria a vontade dos envolvidos no filme em querer entregar uma obra que apenas satisfaça a vontade de seu público e nada mais. Mas o roteiro acaba surpreendendo ao seguir o caminho oposto ao que parecia óbvio, evitando usar um deus ex machina em seu desfecho, algo que poderia resultar em um final feliz muito artificial. Além disso, os motivos que fizeram Paige querer uma vida longe do conforto que tinha surgem, de modo geral, naturalmente.
É uma pena que alguns problemas comprometam um pouco o resultado final. Os amigos dos protagonistas, por exemplo, surgem muito chatos, com exceção da sócia de Leo, Lily (Tatiana Maslany), que parece ser a única pessoa amigável de quem vale a pena ouvir conselhos. Os outros aparecem até falando os problemas que o rapaz precisará enfrentar ao longo do filme (“E se ela não se lembrar de você? E de amar você?”), como se isso já não estivesse claro. Outra coisa que irrita um pouco é o fato de Leo fazer várias coisas por Paige, e mesmo assim não conseguir conquistar o amor da garota, o que soa um pouco como enrolação, ainda mais quando os pais resolvem se meter na história. Aliás, esse é um clichê desnecessário, sendo apenas mais um de vários problemas que os roteiristas resolvem colocar no caminho de Leo.
De qualquer forma, é bom ver quando um romance conta uma história interessante e ainda consegue contrariar expectativas. Sim, Para Sempre é um romance “água com açúcar”, mas acaba sendo como um breve raio de luz no meio da escuridão.
Cotação:

Um comentário:

Clenio disse...

Eu até sou benevolente com comédias românticas e/ou romances açucarados, mas esse aqui me tirou do sério. Achei a dupla central péssima e o roteiro de uma tolice sem tamanho...
Uma pena, porque gosto bastante tanto de Rachel McAdams quanto de Channing Tatum.

Abraços
Clênio
www.lennysmind.blogspot.com
www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com