sábado, 18 de agosto de 2012

"Eu curto Nicolas Cage"


Acho que muitos vão me chamar de louco pelo que vou dizer, mas não me importo: eu curto Nicolas Cage. É um ator que sempre achei interessante. Sim, de cada dez filmes que ele faz atualmente, oito são ruins. Sim, nesses filmes ele não tem boas atuações, se entregando ao overacting ou surgindo no piloto-automático. Mas ver o cara em ação ainda pode ser algo divertido, mesmo que às vezes seja de um jeito involuntário. Além disso, ignorando as produções rasteiras que ele vem fazendo (como O Vidente, Reféns, Perigo em Bangkok, Fúria Sobre Rodas e O Sacrifício) e considerando apenas as produções realmente interessantes (como Kick-Ass, Vício Frenético e Presságio), o sobrinho de Francis Ford Coppola mostra que ainda consegue ser um bom ator, lembrando os tempos em que fez filmes como Despedida em Las Vegas (que lhe rendeu um merecido Oscar), Coração Selvagem e Adaptação.
Os projetos fracos em que Nicolas Cage vem se metendo começaram a surgir com mais frequência a partir de 2006, depois que ele se encrencou com a Receita Federal. Cage, infelizmente, é louco em termos de gastos, sendo dono de várias mansões, carros e muitas outras coisas. O ator parece não ter limites com relação ao dinheiro que ganha. Muitas das produções duvidosas em que ele embarca são puramente para ele poder quitar suas dívidas. Talvez ele não precisasse se afundar tanto (afinal, estamos falando de um ator que ainda é respeitado na indústria), mas mesmo assim ele participa de filmes que poderiam ir direto para o mercado de home video caso não tivessem seu nome acima do título.
Por causa de suas escolhas, Nicolas Cage já virou motivo de piada. O College Humor, por exemplo, fez um vídeo hilário que mostra como é difícil ser agente do ator e guia-lo pelas várias propostas que ele recebe, já que Cage aceita todos os projetos que lhe propõem. Já o site The Onion fez um vídeo chamado “O Homem Dentro de Nicolas Cage” no qual o ator é apenas um fantoche controlado por um titereiro, que agora está lançando um livro sobre a experiência de ser o homem dentro de Nicolas Cage (infelizmente, não encontrei versões legendadas para nenhum dos vídeos, que podem ser conferidos logo abaixo). Mas o legal é ver que Cage tem consciência do momento em que está. O programa humorístico Saturday Night Live tem um quadro chamado “Get in the Cage”, no qual o ator é interpretado por Andy Samberg. É basicamente uma sátira a tudo o que ele vem fazendo. Em um dos episódios, o próprio Nicolas Cage participa e ajuda a satirizar a si mesmo (clique aqui para ver o vídeo).


Mesmo nessa fase desconfortável, Nicolas Cage ainda consegue papéis em filmes interessantes, e isso proporciona um alívio para quem gosta de ver o ator em sua boa forma. Entre seus próximos projetos, por exemplo, temos Kick-Ass 2: Balls to the Wall, onde ele voltará a interpretar Damon Macready (em um provável flashback). Outro projeto aguardado é Frank or Francis, musical dirigido por ninguém menos que Charlie Kaufman, que arrancou elogios com sua estreia na direção em Sinedóque, Nova York, além de ser o roteirista de filmes como Quero Ser John Malkovich, Adaptação e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças.
Enfim, Nicolas Cage ainda é capaz de fazer bons filmes, mesmo que homeopaticamente. Espero que suas dívidas acabem em algum momento e ele pare (pelo menos um pouco) de fazer filmes que não merecem ter seu nome nos créditos.

Nenhum comentário: