sábado, 1 de setembro de 2012

Os Mercenários 2

Vejamos alguns dos nomes que estão no elenco de Os Mercenários 2: Sylvester Stallone, Jet Li, Dolph Lundgreen, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Chuck Norris, Jean-Claude Van Damme. Todos são grandes astros do gênero ação, ainda que boa parte deles já não faça mais tanto sucesso como faziam nas décadas de 1980 e 1990. Não é sempre que se vê figuras como essas estrelando a mesma produção, e esse é o grande atrativo dessa franquia. Os Mercenários 2 é até mais interessante do que seu antecessor, mas ainda assim não chega a ser um filme que faz jus a fama que seus astros conquistaram ao longo dos anos.
Escrito por Sylvester Stallone e Richard Wenk, com argumento deste último em parceria com Ken Kaufman e David Agosto, Os Mercenários 2 traz os homens liderados por Barney Ross (Stallone) em mais uma missão proposta por Church (Bruce Willis). O objetivo: encontrar um aparelho que pode localizar uma mina de plutônio. Mas o líder do grupo terrorista “The Sangs”, Jean Vilain (Van Damme, em um personagem que não poderia ter um sobrenome mais óbvio), também está atrás do objeto, e por isso mata um dos homens de Barney. Agora, o grupo quer vingar o amigo, e contará com toda a ajuda possível para isso.
O roteiro não perde tempo e inicia o filme com ação desenfreada, em uma missão dos personagens no Nepal. Já nessa parte, o diretor Simon West apresenta um problema de sua direção que infelizmente percorrerá ao longo de boa parte do filme. O diretor e seu montador Todd E. Miller investem em muitos cortes durante as cenas de ação, e às vezes isso acaba deixando o que acontece um pouco incompreensível, tornando-as menos empolgantes do que poderiam ser.
Mas o diretor ainda consegue fazer cenas eficientes, como o confronto entre Yin Yang (Jet Li) e alguns capangas logo no início do filme, que ainda lembra um pouco as produções estreladas por Jackie Chan, graças ao uso de alguns objetos de cena. E a esperada luta entre Stallone e Van Damme é interessante enquanto dura, colocando os atores desferindo golpes que os tornaram famosos em seus filmes. Se Stallone dá alguns socos como se fosse Rocky Balboa, Van Damme manda seu famoso chute de 360°. Ainda que não consiga empolgar muito com as cenas que constrói, Simon West ao menos impõe um ritmo que prende a atenção, fazendo com que o filme não se torne algo aborrecido ao longo de seus 102 minutos de duração.
O roteiro de Os Mercenários 2 procura fazer algumas homenagens aos personagens que levaram alguns de seus astros a fama. Então, há várias referências a filmes estrelados por eles, o que vai desde o apelido que Barney Ross usa ao se referir a Booker (Chuck Norris) até certas falas de Trench (Schwarzenegger) e Church. Apesar de não surgirem no filme de maneira muito orgânica, essas homenagens são divertidas de se ver em cena.
Mas não é só com essas homenagens que o roteiro tenta divertir, procurando fazer várias gags ao longo da história. O problema é que em alguns momentos os roteiristas parecem estar desesperados para fazer o público rir, mas não têm muita criatividade para isso. Sendo assim, nem sempre eles são bem sucedidos nessa área. Em determinado momento, eles chegam a incluir a velha piada da bomba que parece que vai explodir, mas que acaba soltando apenas faíscas. No meio de tantas gags, não chega a ser surpreendente que a melhor piada do filme caia nas mãos de Chuck Norris, que inclui mais um detalhe para sua fama de indestrutível, como foi apontado nos famosos “Chuck Norris Facts”.
Com tantos personagens no filme, é uma pena que nem todos tenham muito espaço na história. Chuck Norris, Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis basicamente aparecem apenas quando necessário (ou seja, nas cenas de ação), fazendo mais participações especiais do que sendo membros ativos do filme. Nem Jean-Claude Van Damme tem tempo de fazer de Jean Vilain um vilão realmente ameaçador (de qualquer forma, a criança que ainda existe dentro de mim vibrou com cada aparição sua, já que ele é um ídolo de infância). Enquanto isso, o Yin Yang de Jet Li é descartado logo no início do filme, e os outros personagens nem dão falta de sua ausência. O pouco tempo de tela dessas figuras é lamentável por que todos trazem uma presença interessante para seus personagens, e seria bom vê-los mais vezes no filme.
No resto do elenco, Sylvester Stallone lidera o grupo com competência, enquanto que Jason Statham volta a fazer de Lee Christmas um personagem badass. Já Liam Hemsworth tem uma participação marcante ao fazer de Billy The Kid uma figura carismática, o que acaba sendo importantíssimo para a história. E representando o sexo feminino no filme, a chinesa Nan Yu consegue fazer de Maggie uma personagem forte e digna de confiança.
Mesmo não sendo um grande filme, Os Mercenários 2 é uma produção eficiente, e acaba sendo algo agradável de se assistir em boa parte por causa do elenco que tem. Um terceiro capítulo vem aí, mas espero que seja algo mais interessante do que apenas mais uma reunião de grandes astros de filmes de ação.
Cotação:

Nenhum comentário: