sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Crianças no Cinema

Já que hoje é Dia das Crianças, achei que essa seria uma boa hora para lembrar alguns personagens inesquecíveis interpretados por crianças. Como sempre, não há como lembrar de todos, então preferi limitar a lista aos sete primeiros que pensei. Alguns intérpretes infelizmente caíram no esquecimento, mas outros se tornaram grandes estrelas ou estão em plena ascensão.
- Kevin McCallister (Macaulay Culkin), de Esqueceram de Mim:
No momento em que tive a ideia de fazer essa lista, Kevin McCallister foi o primeiro personagem que pensei. Talvez porque seu filme passou na televisão há alguns dias. Esqueceram de Mim lançou Macaulay Culkin ao estrelato, e este personagem será sempre lembrado como o que marcou sua carreira. Culkin transmite grande carisma para Kevin, um garoto inteligente e até corajoso por enfrentar dois bandidos usando apenas armadilhas. Armadilhas estas que resultaram em gags bastante divertidas. Kevin rendeu uma indicação ao Globo de Ouro para Macaulay Culkin. Hoje, o ator é mais conhecido por seus problemas com as drogas, o que é lamentável já que ele é (ou pelo menos costumava ser) muito talentoso. Sua última aparição nos cinemas foi em 2007, no filme Sex and Breakfast.
- Olive Hoover (Abigail Breslin), de Pequena Miss Sunshine:
Na família disfuncional de Pequena Miss Sunshine, Olive Hoover se destaca por ser uma criança comum, que tem seus sonhos e reage diante de tudo o que acontece a sua volta. E a graciosidade que Abigail Breslin empresta para a menina só ajuda a torná-la ainda mais adorável. Em um filme com tantas virtudes, ela é um dos grandes destaques em um elenco inspiradíssimo. Breslin conseguiu uma indicação ao Oscar pelo papel, e tem trabalhado bastante desde então.
- Mindy Macready/Hit-Girl (Chloë Grace Moretz), de Kick-Ass: Quebrando Tudo:
Em um filme com uma galeria de personagens interessantes, é impressionante que um deles seja uma garota de 10 anos que fala todos os tipos de palavrões e mata bandidos sem hesitar. Tendo seu pai, Damon Macready/Big Daddy (Nicolas Cage, em uma de suas melhores atuações nos últimos anos), como grande parceiro na luta contra crime, Mindy parece ser inofensiva quando vista de longe. Mas apenas parece, já que essa é uma garota que sabe muito bem como se virar sozinha. Chloë Grace Moretz praticamente se confirmou em Kick-Ass como um dos nomes a serem seguidos de perto nos próximos anos, tendo ainda conseguido papéis em filmes de diretores importantes, como Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret) e Tim Burton (Sombras da Noite).
- Billy Kramer (Justin Henry), de Kramer vs. Kramer:
Billy Kramer é praticamente o centro das atenções de Kramer vs. Kramer. Depois da separação de seus pais, o menino tem que se ajustar a nova vida que começa com seu pai, Ted (Dustin Hoffman), e é interessante ver o garoto passar por tantos conflitos internos, já que ao mesmo tempo em que compreende o que está acontecendo, ele quer a mãe (Meryl Streep) ao seu lado. Por não ter isso, seu descontentamento com o mundo é bastante compreensível, mas é admirável ver a belíssima relação que desenvolve aos poucos com o pai. O ator Justin Henry é até hoje a pessoa mais nova a ser indicada ao Oscar (tinha apenas oito anos). Desde então, ele não voltou a fazer o mesmo sucesso e tem trabalhado pouco ultimamente. Seu último crédito em frente às câmeras foi uma participação em um episódio da série Brothers & Sisters.
- Jim Graham (Christian Bale), de Império do Sol:
A trajetória de Jim “Jamie” Graham em Império do Sol é muito interessante. Ele sai de uma vida de privilégios na família, passa por várias dificuldades em um acampamento no meio da Segunda Guerra Mundial para então reencontrar os pais de maneira emocionante. A mudança que ele sofre ao longo do filme, precisando aprender a ser uma pessoa mais independente para sobreviver em meio aquela situação, é algo bonito de se acompanhar. Foi um início de carreira marcante para Christian Bale, que com sua belíssima atuação fez com que os organizadores do National Board of Review criassem uma categoria especialmente para ele: Melhor Atuação de um Ator Juvenil. É um dos atores mais respeitados atualmente, aceitando papeis sem medo de sacrificar o próprio corpo para interpretá-los.
- Cole Sears (Haley Joel Osment), de O Sexto Sentido:
“Eu vejo gente morta” deve ser uma das frases mais repetidas do mundo. Aliás, é uma cena muito boa, dos tempos em que M. Night Shyamalan estava no ponto alto de sua carreira. Quando Cole Sears revela isso para o psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis), é possível ver o quanto o garoto tem medo de seu assombroso dom, a ponto de essa fala sair quase como um sussurro para ninguém mais ouvir. Haley Joel Osment interpreta Cole como uma criança perturbada e extremamente vulnerável, e sua indicação ao Oscar em 2000 foi muito merecida. Mas desde 2003, quando fez Lições Para Toda Vida ao lado de Michael Caine e Robert Duvall, o rapaz não tem dado as caras em uma produção que ganhe atenção.
- Mathilda (Natalie Portman), de O Profissional:
Mathilda é uma prisioneira da própria vida. A única pessoa com quem se importa é seu irmão caçula, já que o resto da família não dá a mínima para ela. Mas depois que todos eles são assassinados, ela encontra em seu vizinho, o matador profissional Léon (Jean Reno), alguém a quem seguir. Por mais que a relação deles pareça amorosa em alguns momentos, fica muito claro que ali estão duas figuras que não têm muita felicidade em suas vidas e que se entendem, e talvez fosse esse tipo de amizade que precisavam. Interpretando Mathilda, Natalie Portman iniciou brilhantemente o caminho rumo a grande atriz que viria a se tornar. Talento merecidamente reconhecido com o Oscar por Cisne Negro.

Nenhum comentário: