sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Breve Comentário - Uma Família em Apuros

Há muito tempo Billy Crystal e Bette Midler não apareciam como protagonistas de uma história, o que até se deve pelo fato de o auge das carreiras deles infelizmente já ter passado. Ultimamente, eles andam aparecendo como coadjuvantes em filmes que não fazem muito sucesso. Sendo eles talentosos e carismáticos, é uma pena vê-los de volta em um filme como Uma Família em Apuros, uma produção que se não é um desastre completo, também não é grande coisa.
Escrito por Lisa Addario e Joe Syracuse (cujo crédito mais conhecido é a animação Tá Dando Onda), Uma Família em Apuros nos apresenta a Artie Decker (Crystal) e sua esposa Diane (Midler), que são chamados pela filha Alice (Marisa Tomei) para tomar conta dos netos enquanto ela e o marido Phil (Tom Everett Scott) vão viajar. O problema é que eles não veem as crianças há muito tempo e mal as conhecem, tendo se tornado os “outros avós”. Assim, Artie e Diane começam a tentar ganhar o afeto dos pequenos mesmo com um método à moda antiga para cuidar deles, o que além de entrar em conflito com o método adotado por Alice e Phil, ainda dá início a uma série de confusões.
A trama se mostra formuláica e previsível desde o início da projeção, e à medida que vai caminhando exatamente para o que pensamos, Uma Família em Apuros vai ficando cada vez mais bobo. O fato de o roteiro elaborar alguns problemas que precisam ser superados pelas crianças contribui ainda mais para isso. Além do mais, nem todas as piadas funcionam, sendo que algumas não fazem com que ríamos com o filme, e sim do filme, como uma cena em que determinado personagem vomita em cima de uma criança ou um momento específico envolvendo o famoso skatista Tony Hawk.
Aliás, falando nas piadas, o filme tem momentos realmente divertidos, como quando Artie narra os jogos de beisebol ou uma cena em que ele ajuda um de seus netos a ir ao banheiro. Mas Uma Família em Apuros sofre do problema de ter várias cenas sem graça para cada momento interessante, o que é uma pena. Enquanto isso, as crianças se mostram bem chatinhas durante boa parte da projeção, sendo cheias de manias estranhas graças ao modo como foram criados pelos pais, e só melhoram um pouco apenas quando chega o terceiro ato da história.
Com uma dupla de protagonistas simpáticos e que emprestam seu bom humor aos personagens, Uma Família em Apuros não chega a ser uma tortura, mas é uma comédia inofensiva e que acaba sendo esquecida pouco depois do início dos créditos finais.
Cotação:

Nenhum comentário: