sábado, 13 de julho de 2013

Rock no Cinema

“For those about to rock, we salute you”.
Hoje é Dia Mundial do Rock, e dessa vez não estou muito a fim de deixar essa data passar em branco aqui no Brazilian Movie Guy. Sendo assim, fiz uma lista lembrando alguns filmes que tem uma temática de rock ‘n’ roll. Como sempre, a lista é pequena e vocês estão convidados a contribuir com ela nos comentários.
Então vamos aos filmes:
- Isto É Spinal Tap (This Is Spinal Tap), de Rob Reiner:
Sem dúvida um dos melhores filmes da década de 1980, Isto É Spinal Tap usa o formato mockumentary para registrar o retorno da banda fictícia Spinal Tap, que pretende fazer uma turnê nos Estados Unidos para divulgar seu novo disco. Vendo o filme, fica claro que a Spinal Tap é uma paródia de algumas bandas de rock, e o filme é divertidíssimo do início ao fim, repleto de momentos memoráveis (a cena em que o grupo se perde tentando encontrar o palco de seu show é apenas um deles).
- Escola de Rock (School of Rock), de Richard Linklater:
Quem precisa de matemática quando se tem o rock ‘n’ roll? É mais ou menos isso que passa pela cabeça de Dewey Finn (Jack Black). Depois de pegar um trabalho como professor substituto em uma escola, Dewey acaba transformando uma turma da 4ª série em uma verdadeira banda de rock, com o objetivo de ganhar a batalha das bandas. Escola de Rock é outro filme muito divertido, além de contar com uma bela atuação de Jack Black, que ainda tem uma dinâmica admirável com as crianças do elenco.
- O Último Concerto de Rock (The Last Waltz), de Martin Scorsese:
Um dos melhores documentários de música já feitos, O Último Concerto de Rock é admirável em todos os sentidos. O grande Martin Scorsese retrata brilhantemente o último show da formação original da The Band, que aproveitou para chamar vários outros artistas para tocar junto com eles nesse evento inesquecível, desde Neil Young até Bob Dylan. O resultado acaba sendo mais do que um show ou um documentário, e sim uma belíssima celebração da música. E é difícil não sair do filme sendo um fã da The Band. Crítica completa aqui.
- Quase Famosos (Almost Famous), de Cameron Crowe:
Durante sua adolescência, Cameron Crowe trabalhou como repórter da revista Rolling Stones, escrevendo artigos, fazendo entrevistas e acompanhando várias bandas de rock. Sendo assim, Quase Famosos é um filme semiautobiográfico, trazendo Patrick Fugit interpretando William Miller, repórter da Rolling Stone que recebe a tarefa de escrever sobre a banda Stillwater. Entrando em turnê com os membros do grupo, o rapaz acaba vivendo experiências inesquecíveis. Com uma história tratada com sensibilidade pelo diretor e um elenco afinado, Quase Famosos é sem dúvida um grande filme. Teve quatro indicações ao Oscar em 2001, tendo saído ganhador do prêmio de Melhor Roteiro Original, para Crowe.
- Alta Fidelidade (High Fidelity), de Stephen Frears:
Alta Fidelidade não poderia ficar de fora dessa lista. Afinal seu protagonista, Rob Gordon (John Cusack), faz listas sobre os mais variados assuntos. Dono de uma loja de discos de vinil, Rob passa por uma crise depois que sua namorada o deixou por outro cara. Com muito bom humor, uma ótima atuação de John Cusack (aliás, o fato de ele quebrar a quarta parede constantemente e falar com o espectador é uma das melhores coisas do filme) e excelentes músicas na trilha sonora (como não poderia ser diferente), Alta Fidelidade é uma excepcional adaptação do fantástico livro de Nick Hornby.
- Não Estou Lá (I’m Not There), de Todd Haynes:
Bob Dylan é uma figura curiosa, já tendo passado por várias fases ao longo de sua carreira. Com isso em mente, o diretor Todd Haynes faz em Não Estou Lá uma cinebiografia atípica: traz seis atores (Christian Bale, Heath Ledger, Cate Blanchett, Ben Whishaw, Richard Gere e Marcus Carl Franklin) para interpretar todas as faces que o músico já teve. O resultado é um filme que capta de maneira muito fiel e brilhante toda a vida de Dylan.

Um comentário:

Hugo disse...

Fiz algo parecido, porém listei roqueiros que se aventuraram como ator.

Abraço