terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Os Melhores e os Piores Filmes de 2013



E mais um ano está chegando ao fim.

Devo dizer que gostei de 2013. Foi um ano bacana, com muitos filmes assistidos (esse ano vi 402 filmes, quebrando o recorde que estabeleci no ano passado), 63 críticas publicadas e uma paixão por cinema que aumenta cada vez mais.

Agora chegou a hora das tradicionais listas de fim de ano com os melhores e os piores filmes. Como sempre, considero para as listas até mesmo as produções de outros anos, mas que só chegaram ao Brasil em 2013 (ainda sonho com o dia em que os filmes estrearão aqui no mesmo período que lá fora).

Assim como fiz em 2012, fiz as listas ao longo de todo o ano ao invés de esperar chegar a reta final para compila-las, o que novamente facilitou bastante apesar de eu ainda estar trocando algumas posições enquanto escrevo esta breve introdução.

Mas aí estão elas.

Os melhores filmes lançados nos cinemas brasileiros em 2013:

1) A Viagem (Cloud Atlas), de Andy Wachowski, Lana Wachowski e Tom Tykwer: Como diz o título brasileiro, esse filme é uma viagem. Uma viagem grandiosa e absolutamente fantástica.

2) Gravidade (Gravity), de Alfonso Cuarón: Cuarón voltou com tudo nesse filme de incrível tensão e com uma história de renascimento muito bem construída, além de contar com uma atuação excepcional de Sandra Bullock.

3) Elena, de Petra Costa: Um documentário bastante pessoal e que serve como uma linda e emocionante carta da diretora Petra Costa para sua irmã Elena.

4) Os Suspeitos (Prisoners), de Denis Villeneuve: Um thriller exemplar, com um roteiro absolutamente fantástico e grandes atuações de seu elenco, em especial Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal.

5) Antes da Meia-Noite (Before Midnight), de Richard Linklater: Não apenas fecha satisfatoriamente uma trilogia, como ainda mantém o nível de genialidade da linda história de Jesse e Celine.

6) Amor (Amour), de Michael Haneke: Drama angustiante como toda a filmografia de Michael Haneke e atuações brilhantes de Emmanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant.

7) O Mestre (The Master), de Paul Thomas Anderson: Um filme intrigante, com uma narrativa muito bem conduzida e que levanta questões interessantes sobre a sociedade. Mais um belíssimo trabalho de um dos melhores diretores em atividade. 

8) Azul é a Cor Mais Quente (La Vie d’Adèle), de Abdellatif Kechiche: Uma maravilhosa história de autodescobrimento e aceitação com uma atuação central magnífica de Adèle Exarchopoulos.

9) Amor Bandido (Mud), de Jeff Nichols: Nichols vem se revelando um dos melhores diretores que surgiram nos últimos anos e aqui cria grandes personagens, que se envolvem em conflitos tensos e ajudam a fazer com que a história prenda a atenção.

10) A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty), de Kathryn Bigelow: A caça a Osama bin Laden rende um filme instigante, que deixa claro que matar um líder terrorista não termina com o terrorismo em si. E Jessica Chastain tem uma atuação maravilhosa.

Obs.: Menção honrosa para Breaking Bad, série que chegou ao fim em 2013 e que foi tão boa quanto os filmes citados nessa lista. E sua 5ª e derradeira temporada foi sensacional.

Outros 29 filmes que merecem destaque (em ordem alfabética):

Além da Escuridão – Star Trek (Star Trek Into Darkness), de J.J. Abrams
À Procura do Amor (Enough Said), de Nicole Holofcener
Blue Jasmine, de Woody Allen
A Caça (Jagten), de Thomas Vinterberg
Capitão Phillips (Captain Phillips), de Paul Greengrass
Círculo de Fogo (Pacific Rim), de Guillermo del Toro
Como Não Perder Essa Mulher (Don Jon), de Joseph Gordon-Levitt
Os Croods (The Croods), de Kirk De Micco e Chris Sanders
Depois de Lúcia (Después de Lucía), de Michel Franco
Detona Ralph (Wreck-It Ralph), de Rich Moore
Django Livre (Django Unchained), de Quentin Tarantino
Dossiê Jango, de Paulo Henrique Fontenelle
Faroeste Caboclo, de René Sampaio
Frances Ha, de Noah Baumbach
O Grande Gatsby (The Great Gatsby), de Baz Luhrmann
Guerra Mundial Z (World War Z), de Marc Forster
Indomável Sonhadora (Beasts of the Southern Wild), de Benh Zeitlin
Invocação do Mal (The Conjuring), de James Wan
Jogos Vorazes: Em Chamas (The Hunger Games: Catching Fire), de Francis Lawrence
Killer Joe: Matador de Aluguel (Killer Joe), de William Friedkin
Questão de Tempo (About Time), de Richard Curtis
Reino Escondido (Epic), de Chris Wedge
Segredos de Sangue (Stoker), de Park Chan-wook
As Sessões (The Sessions), de Ben Lewin
Sete Psicopatas e Um Shih Tzu (Seven Psychopaths), de Martin McDonagh
O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho
Terapia de Risco (Side Effects), de Steven Soderbergh
O Verão da Minha Vida (The Way Way Back), de Nat Faxon e Jim Rash

Os piores filmes lançados nos cinemas brasileiros em 2013:

1) Para Maiores (Movie 43), de vários diretores: Lamentável que tantos atores talentosos tenham topado participar de algo tão estúpido, grosseiro e sem graça quanto este filme.

2) Todo Mundo em Pânico 5 (Scary MoVie), de Malcolm D. Lee: Tenta parodiar vários filmes, mas falha miseravelmente ao achar que o espectador rirá de qualquer gag idiota, como àquelas em que um cara leva pancadas no meio das pernas.

3) O Último Exorcismo – Parte 2 (The Last Exorcism – Part 2), de Ed Gass-Donnelly: Terror que falha em todas suas tentativas de assustar além de contar com uma série de clichês irritantes e uma fraca protagonista.

4) O Resgate (Stolen), de Simon West: Sequências de ação desinteressantes, diálogos sofríveis, cenas que causam o riso involuntário de tão absurdas, Nicolas Cage parecendo tão entediado quanto o público. Enfim, um desastre.

5) A Hospedeira (The Host), de Andrew Niccol: A premissa curiosa é desperdiçada em meio a uma narrativa nenhum pouco envolvente e um triângulo amoroso (ou quadrado amoroso?) com personagens aborrecidos demais.

6) O Tempo e o Vento, de Jayme Monjardim: Érico Veríssimo deve estar se revirando no túmulo pelo que fizeram com sua obra. E considerando que o filme foi transformado em minissérie, seu lançamento nos cinemas foi totalmente desnecessário, servindo apenas para tirar alguns trocados do público.

7) Amanhecer Violento (Red Dawn), de Dan Bradley: Personagens insuportáveis, cenas de ação confusas e uma história politicamente estúpida.

8) R.I.P.D. – Agentes do Além (R.I.P.D.), de Robert Schwentke: Apesar da premissa interessante, é uma produção visualmente feia, pouco divertida e clichê. Inacreditável que tenham sido gastos 130 milhões de dólares para realiza-la.

9) G.I. Joe: Retaliação (G.I. Joe: Retaliation), de Jon M. Chu: É um pouquinho melhor do que seu antecessor, mas ainda assim é mais um filme de ação que subestima a inteligência do público e não faz jus aos divertidos brinquedos que o originaram.

10) Meu Malvado Favorito 2 (Despicable Me 2), de Pierre Coffin e Chris Renaud: Um pouco pior que o primeiro filme, investindo numa história boba e formuláica, subtramas nada interessantes, gags pouco inspiradas e um sentimentalismo entediante.

Outras 20 produções que merecem menção desonrosa (em ordem alfabética):

Os Amantes Passageiros (Los Amantes Pasajeros), de Pedro Almodóvar
Aposta Máxima (Runner Runner), de Brad Furman
O Ataque (White House Down), de Roland Emmerich
Aviões (Planes), de Klay Hall
Caça aos Gângsteres (Gangster Squad), de Ruben Fleischer
O Casamento do Ano (The Big Wedding), de Justin Zackham
Chamada de Emergência (The Call), de Brad Anderson
Depois da Terra (After Earth), de M. Night Shyamalan
Duro de Matar: Um Bom Dia ParaMorrer (A Good Day to Die Hard), de John Moore
Os Estagiários (The Internship), de Shawn Levy
Giovanni Improtta, de José Wilker
Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (The Mortal Instruments: City of Bones), de Harald Zwart
Invasão à Casa Branca (Olympus Has Fallen), de Antoine Fuqua
João e Maria: Caçadores de Bruxas (Hansel & Gretel: Witch Hunters), de Tommy Wirkola
O Massacre da Serra Elétrica: A Lenda Continua (Texas Chainsaw 3D), de John Luessenhop
Uma Noite de Crime (The Purge), de James DeMonaco
Se Beber, Não Case! Parte 3 (The Hangover Part 3), de Todd Phillips
Sem Dor, Sem Ganho (Pain & Gain), de Michael Bay
Os Smurfs 2 (The Smurfs 2), de Raja Gosnell
Thor: O Mundo Sombrio (Thor: The Dark World), de Alan Taylor

Para encerrar, coloco aqui uma montagem feita pelo site JoBlo.com que faz uma ótima retrospectiva com 283 filmes lançados em 2013, sendo que alguns chegarão aos cinemas brasileiros nos próximos meses. Um dia aprenderei a fazer vídeos como esse.


E, claro, desejo um Feliz Ano Novo a todos. Espero que 2014 venha com muitas coisas boas.

Um grande abraço!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostei de Gangster squad e Hansel and Gretel.

Feliz ano novo!!

Hugo disse...

Na lista de melhores eu vi vários filmes, acredito que a metade e concordo, inclusive na citação de "Breaking Bad". Mês passado escrevi um texto sobre seriado, que como vc bem citou, conseguiu ter uma última temporada fantástica.

Já na lista dos piores vi pouca coisa, mas não achei "Uma Noite de Crime" tão ruim. A premissa é boa e a primeira parte interessante, mas reconheço que o filme se perde a partir da metade.

Abraço e um ótimo 2014.