domingo, 29 de dezembro de 2013

Personagens Excêntricos no Cinema

Há algumas semanas, assisti ao ótimo Frances Ha, filme dirigido por Noah Baumbach, e adorei sua excêntrica protagonista, Frances, interpretada por uma adorável Greta Gerwig. Desde então, venho pensando em fazer uma pequena lista com personagens excêntricos pelos quais simpatizamos de alguma forma.

Enfim, eis a lista:

- Samantha (Natalie Portman), em Hora de Voltar, de Zach Braff:

Hora de Voltar é um filme no qual Zach Braff (mais conhecido como o protagonista da série Scrubs) nos apresenta a um universo melancólico, povoado por personagens sem grandes ambições, o que inclui Andrew Largeman, o protagonista depressivo vivido pelo próprio Braff. Nisso aparece Samantha, uma garota serelepe e incomum quando comparada com as outras figuras vistas no filme, e que chacoalha radicalmente a vida de Andrew. Além disso, Natalie Portman surge absolutamente carismática e apaixonante no papel, que coroou seu belo ano de 2004, quando ela também apareceu brilhantemente em Closer: Perto Demais.


- Jack Sparrow (Johnny Depp), na franquia Piratas do Caribe:

Eu poderia colocar vários personagens de Johnny Depp nessa lista, mas é melhor me concentrar em apenas um. Em sua primeira cena no ótimo Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, o Capitão Jack Sparrow já aparece firme no topo de seu navio enquanto este naufraga. Mesmo numa situação como essa, o personagem parece incapaz de perder a compostura, tendo delírios de grandeza que o tornam um dos personagens mais divertidos a terem surgido na década passada. E claro, tudo isso se deve também a estranha composição de Depp, que eventualmente o levou ao estrelato absoluto e lhe rendeu uma indicação ao Oscar.


- Ace Ventura (Jim Carrey), em Ace Ventura: Um Detetive Diferente, de Tom Shadyac:

Alrighty then. Poucas pessoas devem amar os animais da mesma forma que Ace Ventura, um detetive cheio de tiques e que de vez em quando faz suas nádegas “falarem”. Mas o curioso é que mesmo com todas suas esquisitices, Ace é muito bom naquilo que faz, sempre surpreendendo aqueles que duvidam de sua inteligência ao julgarem-no por sua aparência. Ace ajudou Jim Carrey a se tornar um grande astro na década de 1990, quando ele começou a protagonizar comédias de sucesso como Débi & Lóide e O Máskara.


- Amélie Poulain (Audrey Tautou), em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, de Jean-Pierre Jeunet:

Com um sorriso e um jeito graciosos, Amélie Poulain é uma garota absolutamente adorável, sendo responsável por boa parte da simpatia ao redor do excepcional filme do qual faz parte. Contando com carisma da bela Audrey Tautou (cuja carreira é praticamente definida pela personagem), Amélie protagoniza uma série de cenas divertidas, como quando ajuda um senhor cego a atravessar a rua ao mesmo tempo em que descreve para ele como estão as coisas a sua volta. É uma personagem realmente encantadora.


- Jeff Spicoli (Sean Penn), em Picardias Estudantis, de Amy Heckerling:

Sean Penn é um dos melhores atores em atividade. Mas o que é interessante e até difícil de acreditar é que o responsável por personagens como Matthew Ponselet (de Os Últimos Passos de Um Homem), Jimmy Markum (de Sobre Meninos e Lobos) e Harvey Milk surgiu para o mundo interpretando uma figura tão divertida como o Jeff Spicoli, de Picardias Estudantis. Surfista, doidão e totalmente sem noção, Spicoli é responsável pelos momentos mais divertidos deste clássico adolescente da década de 1980. Difícil esquecer a cena em que o personagem pede uma pizza em plena aula de história. E o fato de Penn conseguir encarnar alguém como Spicoli além uma série de personagens complexos mostra o quão talentoso ele é.


- Annie Hall (Diane Keaton), em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen:

Com seu jeito inseguro, roupas que revelam muito sobre sua personalidade e uma inteligência admirável, Annie Hall mexe com a vida de Alvy Singer, o personagem de Woody Allen em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. E como não mexeria? É difícil assistir ao filme e não se apaixonar por Annie. Sem dúvida ela é uma das melhores personagens da vasta filmografia de Woody Allen e também uma das melhores atuações de Diane Keaton, que trouxe muito de si mesma para o papel que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 1978.


Nenhum comentário: