terça-feira, 4 de agosto de 2015

Quarteto Fantástico

Conhecida como a primeira equipe a aparecer nas publicações da Marvel, no início da década de 1960, e funcionando como uma família, o Quarteto Fantástico não teve sorte quando as adaptações de quadrinhos viraram uma força entre os blockbusters. Há exatos dez anos, o grupo aparecia em um filme pobre, aparentemente feito às pressas e que veio a ganhar uma continuação igualmente esquecível (sem falar na pérola produzida por Roger Corman na década de 1990). Levando isso em conta, é compreensível que os personagens voltem agora em um reboot, que não tem grandes dificuldades para resultar em um longa superior àquelas bombas. E o filme realmente é melhor, mas é uma pena que só isso ainda não seja o suficiente para torná-lo satisfatório.

Escrito por Simon Kinberg, Jeremy Slater e pelo diretor Josh Trank (do bom Poder Sem Limites), Quarteto Fantástico faz uma pequena reimaginação das origens dos personagens. Ao entrar na equipe de pesquisadores liderada pelo cientista Franklin Storm (Reg E. Cathey), Reed Richards (Miles Teller) ajuda a aperfeiçoar um sistema de teletransporte capaz de levar objetos para uma dimensão cheia de novos recursos naturais. No primeiro teste com humanos, Reed tem a ajuda do amigo Ben Grimm (Jamie Bell), dos filhos de Storm, Sue (Kate Mara) e Johnny (Michael B. Jordan), e do colega Victor Von Doom (Toby Kebbell), mas algo errado acontece e o grupo ganha superpoderes que chamam a atenção do governo.

Em termos de estrutura, é quase a mesma coisa que se viu há dez anos, mas mesmo assim o filme até que é interessante inicialmente. É perceptível que o roteiro busca ser cuidadoso com o desenvolvimento da história e com a introdução dos personagens, e Josh Trank tem calma ao abordar esses detalhes nos esforços do grupo na construção da tal máquina de teletransporte. Não se percebe nessa parte um desejo de fazer tudo rapidamente para que o filme possa partir logo para a ação. Este aspecto, na verdade, fica quase o tempo todo em segundo plano, o que mostra que o longa quer ficar focado mais nos personagens que está reapresentando, dando-lhes uma nova roupagem e colocando-os em uma narrativa que busca ter um peso um pouco maior, sem ficar buscando o riso de maneira irritante como ocorria nos outros filmes.

O problema é que isso tudo desanda pouco depois de os personagens ganharem os poderes. Sem querer dar continuidade ao que estava montando, o roteiro traz os heróis ao lado do governo em algo que lembra um aspecto da trama do recente Jurassic World, além de coloca-los diante de seu vilão clássico. Mas o filme não deixa de ser óbvio na forma como desenvolve esses detalhes, e se isso já o prejudica, o tratamento distante dado ao quarteto não melhora as coisas. Ficando cada um em um canto na maior parte do tempo, o grupo não tem chances de criar uma dinâmica em cena, e ótimos intérpretes como Miles Teller, Kate Mara, Michael B. Jordan e Jamie Bell acabam não podendo fazer nada para salvar os personagens nesse sentido, tendo seu talento até desperdiçado.

Mas Quarteto Fantástico é aborrecido principalmente no terceiro ato, quando resolve finalmente investir na ação. Nisso, Josh Trank cria uma batalha final que não empolga, seja porque sua direção é pouco criativa com relação ao uso dos poderes, ou porque não há um envolvimento emocional com os personagens, sendo que em momento algum sentimos que eles estão realmente em perigo. Assim, o que se vê é apenas um amontoado de efeitos visuais que monta um espetáculo com o qual é difícil se importar nesse ponto da história.

Não foi dessa vez que o Quarteto Fantástico deu sorte no cinema. Se os filmes anteriores eram ridiculamente estúpidos e embaraçosos, este reboot é “apenas” um entretenimento vazio. Resta só torcer para que a continuação (que por enquanto está confirmada para 2017) consiga aproveitar essa nova chance concedida aos personagens.

Nota: 


Nenhum comentário: