quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O Homem nas Trevas

Novo longa de Fede Alvarez, que se revelou um realizador interessante no remake de A Morte do Demônio, O Homem nas Trevas constantemente busca ser angustiante em sua trama de invasão a domicílio, e o fato de ele cumprir esse objetivo certamente é prova do talento de seu diretor.

Aqui, os jovens Rocky, Alex e Money (interpretados por Jane Levy, Dylan Minnette e Daniel Zovatto, respectivamente) são três ladrões que planejam invadir a casa de um cego veterano de guerra (Stephen Lang, apropriadamente ameaçador) a fim de roubar os milhares de dólares que ele guarda e fugir para a Califórnia. No entanto, o que parecia ser uma tarefa fácil rapidamente se torna um pesadelo para o trio, que passa a se esforçar para sair com vida do local.

Alvarez não só consegue fazer com que nos importemos com os personagens ao trabalhar muito bem a humanidade deles em meio a imoralidade de seus atos, mas também por criar um jogo de gato e rato instigante, que percorre todos os cantos da casa e cuja tensão toma a tela de diversas formas. Nisso, é impossível não destacar a excelente sequência que se passa na escuridão do porão e que acompanhamos através da câmera de visão noturna (lembrando muito o terceiro ato de O Silêncio dos Inocentes).

Em sua reta final, O Homem nas Trevas anda por caminhos um tanto exagerados e insere um senso de humor que não chega a combinar com o que a narrativa apresentava até então. Mas isso acaba sendo um problema menor, já que na maior parte do tempo este é um trabalho no qual Fede Alvarez mostra saber como manter o espectador sufocado na poltrona do cinema, o que de certa forma faz jus ao que é dito no título original do filme: não respire.

Nota:

Nenhum comentário: