sexta-feira, 21 de outubro de 2016

O Contador

Concentrando-se na história de um contador autista que, além de ter suas grandes habilidades com números, também é um sujeito letal quando necessário, O Contador não deixa de partir de uma premissa curiosa, que pode ter sido uma tentativa do roteiro de apostar em algo que tenha algum frescor. Como resultado, o novo trabalho de Gavin O’Connor (de obras como Guerreiro e Força Policial) e protagonizado por Ben Affleck é um longa que pode ser considerado como um choque entre Rain Man e a franquia Bourne, mesmo ficando bem abaixo desses filmes em termos de qualidade.

Escrito por Bill Dubuque (um dos responsáveis pelo roteiro do fraco O Juiz, com Robert Downey Jr.), o filme traz Affleck no papel de Christian Wolff, contador que tem figuras perigosas entre seus clientes e que se relaciona com certa dificuldade com outras pessoas, sendo portador da Síndrome de Asperger. Quando recebe a tarefa de identificar um erro nas contas de uma empresa de robótica que perdeu milhões de dólares recentemente, algo percebido pela jovem Dana Cummings (Anna Kendrick), Chris é encurralado à medida que se aproxima de descobrir o que aconteceu, precisando pôr em prática suas habilidades mortais para sobreviver. Enquanto isso, ele é investigado por Ray King (J.K. Simmons), diretor de crimes financeiros do Departamento do Tesouro, e pela analista Marybeth Medina (Cynthia Addai-Robinson), que buscam identifica-lo e prendê-lo por suas atividades ilícitas.

Por mais que a premissa de O Contador chame atenção em sua proposta, um dos pontos que acabam prejudicando o filme é o desejo por parte do roteiro em querer tornar a história um pouco maior e mais complexa do que o necessário. Sendo assim, o longa se estrutura de forma que acompanhamos não só Christian, mas também as subtramas envolvendo outros núcleos narrativos, como a investigação de Ray e Marybeth e os trabalhos de um assassino profissional (vivido por Jon Bernthal), além de pontualmente inserir flashbacks da vida do protagonista. É uma pena, porém, que Gavin O’Connor não consiga dar importância a todos esses elementos e não salte naturalmente de um ponto da história para outro, o que causa sérios problemas de ritmo na narrativa. É um aspecto tão problemático que, em determinado momento, O’Connor chega a parar a trama principal por vários minutos a fim de que algo seja explicado ao público.

No entanto, quando se concentra em seu protagonista, o filme consegue ser envolvente, o que se deve em parte a boa atuação de Ben Affleck, que encarna Christian Wolff de maneira bastante contida e trazendo frieza ao jeito de ser do personagem, que não tem muita noção de convivência, algo feito sem sacrificar sua humanidade. Aliás, a maneira convincente com que Affleck interpreta os modos de Chris até contribui com o senso de humor do filme, como na cena em que faz um breve aceno para um casal logo depois de cometer um ato violento. Quanto às habilidades físicas do personagem, vale dizer que Gavin O’Connor consegue utilizá-las eficientemente para criar sequências de ação ágeis e que injetam um pouco de energia na narrativa (por sinal, é curioso notar como Chris deixa de usar óculos ao ter que agir com socos e pontapés, como se tirasse uma espécie de máscara).

Se Affleck se sai bem, o elenco de coadjuvantes faz o que pode com personagens que não chegam a ser particularmente interessantes. J.K. Simmons usa sua grande presença em cena para estabelecer a autoridade de Ray King, enquanto Anna Kendrick compõe Dana Cummings com o mesmo jeito meio excêntrico que marca boa parte de seus papeis, sendo uma pena que a personagem seja usada de maneira rasteira e óbvia pelo roteiro para evocar o lado emocional do protagonista. Já Jon Bernthal traz sua persona um tanto insana (e que ele carrega por todos os projetos em que se envolve) para o assassino que interpreta, criando um indivíduo que mantém certa irreverência em meio ao trabalho violento, mas chega a ser triste que ele protagonize uma reviravolta que, de tão previsível, nos faz questionar a inteligência dos realizadores.

Apesar de não fazer muitas coisas interessantes e sentir a necessidade de explicar elementos da trama mesmo quando isso não é importante (a revelação nos últimos segundos é exemplo disso), O Contador é um thriller de ação que funciona razoavelmente. E considerando seus problemas, isso não deixa de ser um pouco de sorte tanto da equipe por trás do filme quanto nossa que o assistimos.

Nota:

Nenhum comentário: